quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pr. Anselmo Silvestre



Pastor Anselmo Silvestre
Pastor presidente das Assembléias de Deus em Minas Gerais.
Nasceu em 1º de junho de 1916, em Sabinópolis Gerais (MG).
Casou-se com Bernarda, com quem teve oito filhos: Ruth, Jeremias, Isaías, Noemi. Ezequias, Sulamita, Oséias e Judith. Converteu-se ao evangelho em maio de 1939, em Belo Horizonte (MG), por ocasião da cura de sua esposa.
Em dezembro de 1939, foi batizado nas águas, pelo missionário sueco Algot Svensson, então pastor da Assembléia de Deus de Belo Horizonte, tendo já recebido o batismo com o Espírito Santo. Sua primeira atuação na igreja foi como porteiro no antigo templo da Assembléia de Deus de Belo Horizonte, no bairro Padre Eustáquio (Rua Uberlândia 620), quando ao participar, pela primeira vez, da Ceia, o pastor Algot declarou à igreja : “Precisamos de um bom porteiro. O senhor, como se chama?” Uma pessoa que estava ao seu lado adiantou: “Anselmo Silvestre, ele foi batizado ontem”. Então o pastor Algot prosseguiu: “O irmão quer se levantar para que a igreja o conheça? Aceita o cargo de porteiro?” Anselmo aceitou e começou imediatamente a trabalhar, ficando nesse cargo durante um ano, sendo o primeiro a chegar e o último a sair da igreja.
Em 1940, foi separado para trabalhar como diácono. Naquela época, a Assembléia de Deus em Belo Horizonte possuía cerca de trezentos membros em toda capital. Havia poucos obreiros. Então, mesmo como diácono, Anselmo desenvolvia intenso trabalho evangelístico e pastoral no interior do Estado, em cidades designadas pelo missionário Svensson, tais como Corinto, Curvelo, Pirapora, Montes Claros e outras. Muitas vezes, essas viagens eram custeadas por Anselmo, que, na época, trabalhava na empresa de Estrada de Ferro Central do Brasil. Quando estava para ser promovido, e passaria a ganhar o salário de três contos de réis, foi chamado para trabalhar em tempo integral na igreja, ganhando bem menos. Em 1945, foi consagrado a evangelista, e em 1950, ao ministério pastoral.
Pastor Anselmo Silvestre foi um grande auxiliar do missionário Svensson durante a construção do templo da Rua São Paulo, 1341, no centro da capital Mineira, inaugurado em 13 de maio de 1956.
Em 1958, o missionário Svensson viajou com a família para descanso na Suécia. Estando naquele país, faleceu em 5 de Junho de 1959. Anselmo Silvestre, vice-presidente, foi eleito pelo Ministério, por unanimidade, para pastorear a igreja. Embora Anselmo considerasse que havia pastores mais experientes que ele, como José Alves Pimentel, Geraldo de Freitas e Geraldo Sales, os primeiros consagrados em Minas Gerais.
Quando assumiu a igreja, havia, na capital, apenas 1300 membros e seis congregações. A igreja na capital mineira cresceu em todas as áreas, possuindo atualmente muitos templos, milhares de crentes e centenas de obreiros. Construiu um prédio de doze andares nos fundos do templo, para abrigar departamentos da igreja, o escritório da Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Brasil (COMADEMG)e a Escola Bíblica Permanente Sião.
Em 1964, começou a investir em missões enviando o Pastor Philemon Rodrigues da Silva para o campo missionário na Bolívia. Atualmente, a igreja mantém missionários em vários países.
Anselmo ocupou cinco vezes a vice-presidência da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), em 1962-64, 1997-99, 1999-2001, 2001-03 e 2003-05, além de outros cargos na Mesa Diretora e, como conselheiro, em órgãos da Convenção.
O Pastor Anselmo continua atuante na liderança do seu Ministério. Anselmo Silvestre é conhecido em todo país e no exterior pelo seu vigor extraordinário, apesar da idade (sempre viajando), pelo seu bom humor e por gostar de cantar, nas igrejas e convenções, o hino cujo refrão conclama a todos ao avivamento, declarando que “tem que começar pelo altar”.

3 comentários:

  1. fui criada no lar betel que era administrado pelo pastor anselmo e me chamo maria vania gomes estou a proucura de meus pais biologicos gostaria muito se alguem puder entrar em contato com o pastor anselmo p/ mim ele sabe de toda a minha história moro em timóteo no bairro limoeiro na rua genipapo nº 265 e estou usando o email de um amigo por favor mandem noticias p/mim desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. fui criada no lar betel que era administrado pelo pastor anselmo e me chamo maria vania gomes estou a proucura de meus pais biologicos gostaria muito se alguem puder entrar em contato com o pastor anselmo p/ mim ele sabe de toda a minha história moro em timóteo no bairro limoeiro na rua genipapo nº 265 e estou usando o email de um amigo por favor mandem noticias p/mim desde já agradeço email vanir.freitas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é valeria Cristina morei no lar Betel ate meus 15 anos, estou a procura da senhora Sulamita Silvestre filha do pastor Anselmo Silvestre, gostaria de reencontrar com ela, tenho muita saudade. Por favor peça a ela para entrar em contato: (31) 3046-1413 ou pelo e-mail alineadacontabil@yahoo.com.br. Aguardo resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir